sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cancro: Cogumelo revela eficácia no tratamento do colo do útero - estudo do IPO de Coimbra


Um suplemento alimentar à base de um cogumelo revela "grande eficácia" no combate ao cancro do colo do útero, revelou hoje um especialista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, que participou num estudo com 43 doentes.
José Silva Couto disse à agência Lusa que o tratamento com "Coriolus Versicolor", durante um ano, a um grupo de mulheres acompanhadas no IPO de Coimbra, "revelou grande eficácia".

Foi "muito positivo" o impacto terapêutico do "Coriolus Versicolor", afirmou o responsável pelo estudo, realçando a eficácia do uso de comprimidos à base deste cogumelo, cujo "efeito imunomodulador" é conhecido em várias culturas antigas da Ásia.

"A biomassa do ‘Coriolus Versicolor` é um imunomodulador não específico e, como tal, usada como coadjuvante nutritivo para equilíbrio do sistema imunitário em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia".

Os investigadores concluíram que tal suplementação, além do "impacto positivo" na regressão das lesões de baixo grau, pode ajudar também as doentes sujeitas a tratamento por lesões de alto grau (HSIL), quando "o HPV de alto risco persiste após a cirurgia".

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Dietas

Com o verão a aproximar-se, os nutricionistas são bastante solicitados pelo público, com o objectivo de conseguirem obter resultados rápidos na sua forma física. Existem também pessoas que recorrem a soluções, ditas milagrosos, como dietas radicais ou produtos que são conhecidos por tirarem peso de uma forma rápida e eficaz, contudo existem perigos inerentes a estes produtos que por vezes as pessoas desconhecem. Deste modo, é aconselhável a pessoas que pretendam utilizar alguma destas formas, para conseguirem atingir os seus objectivos na sua forma fisíca, recorrer antes a um profissinal de saúde especializado na área da alimentação, por exemplo um nutricionista.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Monodietas

Dieta da Seiva


A dieta da seiva, uma das chamadas monodietas, consiste em ingerir o líquido resultante da mistura entre seiva do ácer e água, entre 2 a 3 semanas. Durante a dieta só se pode ingerir, para além deste líquido, fruta e cereais integrais. Esta dieta, permite à pessoa que a cumprir, perder até 5 kg num mês. Todavia, esta dieta não é aconselhada a pessoas que se encontrem em estados depressivos ou que sofram de diabetes e/ou anemia.



Dieta da Sopa

Outro exemplo de monodieta é a dieta da sopa que consiste em ingerir sopas, essencialmente de legumes. Esta dieta tem as suas vantagens devido aos elevados níveis de fibras e sais minerais, contudo basta cumprir 2 semanas desta dieta para comprometer a nossa saúde, pois provoca carência em termos de proteínas, essenciais para a vida.

  • Apesar de apresentarem resultados, as monodietas não devem ser cumpridas durante um longo prazo de tempo, pois não cumprem os parâmetros básicos de uma alimentação saudável.

Outro tipo de dietas

Dieta de Atkins

A dieta do Dr. Atkins ganhou muita popularidade e causou muita polêmica no final dos anos 90. A teoria proposta pelo Dr. Atkins é que, a principal fonte de energia para o corpo são os hidratos de carbono. Através da redução da sua ingestão, o nosso organismo necessita de substituir a sua fonte de energia, neste caso por gorduras,o processo pelo qual as gorduras são queimadas é conhecido por cetose.
Esta dieta consiste em ingerir fundamentalmente proteínas gorduras provenientes da carne, enchidos e queijos, permitindo perder até 4kg num mês. Contudo esta contém as suas desvantagens como o aumento de colesterol, aumento do risco de acidentes vasculares e de hipertensão arterial.
qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
Dieta Vegetariana
qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
Os vegetarianos não comem carne, peixe nem aves. As suas dietas consistem maioritariamente em alimentos de origem vegetal, tais como fruta, vegetais, feijão e grão, leguminosas, nozes e sementes. Consoante o tipo de alimentos de origem animal que consomem, os vegetarianos são classificados da seguinte forma:
· Os ovo-lacto vegetarianos não consomem carne vermelha, peixe nem aves, mas consomem ovos, leite e produtos lácteos (tais como o queijo e o iogurte), para além dos alimentos de origem vegetal.
· Os lacto-vegetarianos consomem leite e produtos lácteos para além dos alimentos de origem vegetal. Suprimem os ovos, bem como a carne, o peixe e as aves.
· Os veganos eliminam todo o tipo de alimento proveniente de animais, incluindo carne, aves, peixe, leite, ovos e queijo. Apenas consomem alimentos de origem vegetal.
No entanto esta dieta não é aconselhada a crianças e adolescentes pois é deficiente em ferro, cálcio vitamina B12

Uma Dieta aconselhada

Dieta Mediterrânica



A Alimentação Mediterrânica é uma alimentação saudável, descrita a partir de estudos feitos na população do sul da Europa e associada em particular a bom nível de saúde cardiovascular.
Caracteriza-se pelo consumo elevado de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas, minerais e numerosos antioxidantes protectores da saúde do coração, e pelo baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada e de grande valor calórico.
Neste tipo de alimentação predominam: os cereais e derivados, incluindo o pão e as massas; legumes; hortaliças; leguminosas; frutos; arroz; batata e o consumo moderado de ovos, peixe e carne de criação (aves, coelho). A principal gordura utilizada é o azeite seja para temperar em cru, nas sopas ou noutras formas de cozinhar e o número de refeições diárias ronda as cinco. Esta dieta, pode fazer com que o indivíduo que a adopte consiga emagrecer até 4 kg por mês.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Portugueses com excesso de peso bebem mais vezes álcool


Os portugueses com excesso de peso bebem mais vezes álcool do que o resto da população, conclui uma tese de mestrado do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, em Lisboa.

Alguns dos dados nacionais que serviram de base a este novo trabalho já tinham dado a conhecer a realidade do excesso de peso em Portugal: um total de 53,6% da população sofre de excesso de peso. A amostra representativa da população portuguesa incluiu 8116 indivíduos dos 18 aos 64 anos e as entrevistas foram feitas entre 2003 e 2005.

Na sua tese de mestrado, o nutricionista José Camolas, do Hospital de Santa Maria conclui que as pessoas com excesso de peso consomem mais bebidas alcoólicas do que o resto da população.

Quando consumido em pequenas quantidades, o vinho pode ter efeitos positivos na saúde: dois copos para o homem e um para a mulher. Daí para cima o efeito pode ser negativo, sublinha. “Estas pessoas podem não estar sensibilizadas para o facto de terem que moderar o consumo de álcool”.

As bebidas alcoólicas têm “muitas calorias e, quando ingeridas em excesso, podem contribuir para o aumento da gordura corporal”. Isso não significa que tenham ficado gordas por esse motivo, mas “o álcool pode influenciar o excesso de peso”.

No topo do consumo dos mais obesos, que são tendencialmente os mais velhos, está o vinho. Existe também tendência para consumir mais produtos de origem animal do que o resto da população. Neste grupo de alimentos estão os lacticínios gordos, as carnes vermelhas e os produtos cárneos com elevado teor de gordura.

Suplementos Vitamínicos podem afectar a expectativa de vida


Milhões de pessoas em todo o mundo utilizam suplementos antioxidantes como as vitaminas A, E e beta-caroteno. Agora, investigadores sugerem que este uso indiscriminado pode aumentar, e não diminuir como se pensava, o risco de morte prematura.

Aliás, o efeito positivo proporcionado pelo uso dos mesmos sempre foi controverso. Uma equipa de investigadores da Universidade de Copenhaga reviu mais de 815 ensaios clínicos e seleccionaram os 68 cujos métodos foram mais adequados para demonstrar os benefícios dos suplementos. A revisão sugeriu que o uso não aumentou a expectativa de vida. Enquanto a vitamina C parece não acfetar, a vitamina A aumentou o risco de morte prematura em 16%, o beta-caroteno em 7% e a vitamina E em 4%. Os antioxidantes proporcionam radicais livres. Uma vez que os radicais livres actuam como defesas naturais do nosso organismo, a neutralização dos mesmos pode deixar o organismo mais susceptível a infecções. O combate aos radicais livres é a principal causa de risco para a saúde.

Contudo, «Não conseguimos provar cientificamente que o uso de suplementos reduz o risco de morte prematura em pessoas saudáveis ou em pacientes com diversas doenças», afirmou Goran Bjelakovic, coordenador do estudo.

Os investigadores sugerem então que o ideal é seguir uma dieta balanceada que forneça ao corpo os nutrientes necessários ao fabrico de substâncias que o protegerão contra doenças. Os suplementos podem ser tomados em algumas circunstâncias, como na gravidez ou em casos de malnutrição.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Sumos de fruta natural

Após um estudo que envolveu a participação de 2 mil pessoas, cientistas retiraram conclusões quanto aos benefícios do sumo de fruta natural na nossa saúde.
As Pessoas que beberam sumo de fruta ou de outros vegetais, pelo menos três vezes por semana ficaram com menos 76% de probabilidade de no futuro contraírem Alzheimer, do que aqueles que apenas bebiam uma vez por semana.
Esta experiência veio reforçar a teoria de que substâncias antioxidantes presentes nas frutas e vegetais, designados polifenóis, evitam a acumulação, no cérebro, de proteínas relacionadas com o aparecimento de Alzheimer, nomeadamente proteínas beta-amilóides.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Uma Descoberta Científica

Bactéria "Devoradora" de Colesterol Identificada no Homem




Um grupo de investigadores franceses identificou, pela primeira vez no homem, uma bactéria do tubo digestivo que altera o colesterol para um produto eliminado pelas vias naturais. A “Bacteroides dorei Strain D8”, como foi baptizada, poderá vir a ser utilizada para diminuir o colesterol elevado em doentes de risco, segundo o Instituto Nacional da Pesquisa Agronómica (INRA) francês, que efectuou as pesquisas recentemente publicadas na revista “Applied and Environmental Microbiology”.

"Algumas das bactéria que apresentam estas propriedades já tinham sido identificadas no rato, no porco e no babuíno mas, até agora, nenhum laboratório tinha conseguido isolar no Homem bactérias responsáveis pela transformação do colesterol em coprostanol, eliminado naturalmente", revela Philippe Gerard, responsável pela investigação.

Nos animais são as “eubacterium”, umas bactérias de um género diferente, que asseguram o papel da transformação. "Até hoje pensávamos que estas eram as únicas bactérias capazes de o fazer", acrescentou.

O papel desempenhado pela flora intestinal humana nesta transformação era conhecido desde aos anos 30 do século passado mas não se sabia qual o género de bactérias, de entre os 100 mil milhões presentes num grama de matéria contida no cólon, que era responsável pela transformação.

Uma vez identificada a bactéria, os investigadores constataram que, segundo o nível de bactérias, as pessoas transformam mais ou menos colesterol no cólon. As pessoas que têm mais de cem mil milhões destas bactérias por grama de matéria, transformam totalmente o colesterol. Com uma concentração entre um milhão e cem milhões por grama, a transformação é parcial e com menos de um milhão, a transformação não se produz, explicou o investigador.

Chocolate: Mitos e Verdades

Considerado o grande inimigo das dietas, o chocolate continua a liderar o ranking dos alimentos mais desejados por crianças e adultos.

Os nutricionistas são unânimes ao destacar as propriedades nutritivas do chocolate, mas sempre com a ressalva de que o excesso pode pôr fim à mais rígida dieta alimentar, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e de outros males provocados pela obesidade.

A boa notícia é que o chocolate possui vitaminas A, B, C, D e os minerais potássio, sódio, ferro e flúor. Além disso, pode aumentar o nível da hormona responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina.



Mitos e verdades sobre o chocolate:


Chocolate provoca acne
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação directa do chocolate com a acne, contudo devido ao seu elevado índice glicémico pode estar relacionado.

Chocolate é energético
Verdade. Composto em grande parte por açúcar e gorduras, o chocolate tem alta densidade energética.

Chocolate supre "carência emocional"
Verdade. Muitas vezes, a procura de chocolate retrata uma deficiência de magnésio, mineral que participa da produção dos neurotransmissores que regulam o humor, a alegria e a satisfação.

terça-feira, 25 de março de 2008

FoodScapes

O fotógrafo britânico Carl Warner criou uma série de fotografias utilizando apenas alimentos para formar cenários.
As fotos deverão ser usadas por uma cadeia de supermercados britânica numa campanha publicitária, e Warner também pensa reuni-las num livro para promover a alimentação saudável entre as crianças.

Esta caverna é feita com frutos do mar. As "rochas" são feitas de pão, mas, no fundo do mar, elas são de couve-flor. Para dar a sensação tridimensional às fotos, cada cenário é composto em uma mesa de cerca de 1,2 metros por 2,4 metros.

Nesta floresta, as árvores são feitas de brócolos, com ervilhas penduradas e as estradas são pavimentadas com cominho. As montanhas são feitas de pão. Nuvens de couve-flor adornam o céu.


Os ingredientes comestíveis nesta cena rural de inspiração italiana incluem um carrinho feito de fatias de lasanha, campos de macarrão, e nuvens de mozzarella. Árvores de pimentão, salsa e manjericão completam o cenário. Ao fundo, um vilarejo de queijo.

Árvores de folhas de couve, rochas de batata doce, desfiladeiro de pão e céu de repolho roxo.

À primeira vista, não se percebe que as montanhas são de pão...




A criatividade é impressionante, balões de frutas e legumes, árvores de brócolos, rochas de batatas, lavouras de espiga de milho e pepino, cidade de queijo, torre de cenoura...





Nesta paisagem, os principais componentes são: presunto – céu, montanhas, cachoeira e rio; pão – rochas; biscoito grissini – casa e trapiche; salame – telhado.





Casas de queijo, toldos e cestos de macarrão, grãos, legumes e verduras formam esta ruela.



O mar vermelho desta praia, ao "pôr do sol", é feito de fatias de salmão. Batatas e pão formam as rochas. Um barquinho feito de ervilhas completa o cenário.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Páscoa

Para sobremesa nesta páscoa temos aqui 1 reitas também ela tradicional e bastante simples de se fazer, espero que se divirtam e bom apetite.

Folar de páscoa

Ingredientes:

1kg de farinha
250g de manteiga ou margarina
35g de fermento de padeiro
100g de açucar
3 ovos
5dl de leite
Sal
1 colher (de café) de erva-doce
1 colher (de chá) de canela

-Dissolva o fermento num pouco de leite morno e, com 200g de farinha, faça uma massa. Deixe-a levedar.
Entretanto, trabalhe a restante farinha com os ovos, o açucar e o leite, até obter uma massa muito leve, bem enfolada, mas com bastante corpo. Adicione depois a margarina, sal, erva-doce e a canela.
Trabalhe bem a massa e, por fim, junte-lhe o fermento que esteve a levedar. Amasse até a massa se desprender das mãos e do alguidar.
Cubra com um pano e deixe levedar durante 2 a 5 horas em local aquecido.
Decorrido esse tempo, divida a massa em bolas e achate-as. Sobre cada uma coloque 1 ou mais ovos cozidos, conforme o tamanho da base de massa.
Segure os ovos com algumas tiras de massa.
Pincele com gema de ovo e coza em forno quente.
(Dose mese de cozinha)


sábado, 15 de março de 2008

Páscoa

A Páscoa, que se festeja entre 22 de Março e 25 de Abril, é uma data extremamente significativa do ano cristão, embora muitos costumes que a celebram sejam de origem pagã.
É anterior à época de Cristo o hábito de oferecer ovos pela Páscoa. Naquele tempo, os ovos, símbolo de uma nova vida, eram trocados nas festas da primavera. Em Portugal, as tradições da Páscoa variam de província para província; no entanto, algumas generalizam-se, e em todo o país se dá e recebe amêndoas na quinta-feira santa e se come o folar no sábado de aleluia ou no domingo de Páscoa. Outra tradição não menos importante e generalizada é a do borrego da Páscoa, símbolo de imolação de Cristo.
Em seguida, seguem-se receitas tradicionais portuguesas que simbolizam esta época.
Desejamos uma boa Páscoa para todos e bom apetite.



Ensopado de borrego à moda do Alentejo

Ingredientes:

1.5kg de borrego (sela e costelas)
200g de manteiga ou margarina
500g de cebolas
5 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher (de sopa) de pimenta em grão
1 colher (de sobremesa) de colorau doce
3 a 4 colheres ( de sopa) de vinagre
1 ponta de malagueta
Farinha
Salsa e sal
Pão da véspera

-Corte o borrego em bocados e passe por farinha. Aloure em 100g de manteiga.
Entretanto, corte as cebolas e os alhos em rodelas e, juntamente com louro e a pimenta em grão, faça um refogado pouco puxado com a restante margarina.
Junte o borrego, tempere com sal, a malagueta, o colorau e o ramo de salsa e junte a àgua necessária para ensopar o pão. Deixe cozer.
Corte o pão em fatias e coloque-as na terrina. Na altura de servir retire a carne. Leve o caldo ao lume com o vinagre e deite-o a ferver sobre o pão. Sirva a carne à parte, numa travessa.
(Dose meses de cozinha)


quinta-feira, 13 de março de 2008

Apenas 30% dos hospitais têm nutricionista


Dos 87 hospitais existentes em Portugal Continental, apenas 27 têm nutricionista. O alerta é da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que pretende alertar para a escassez de profissionais qualificados no que respeita à nutrição hospitalar. No total dos 87 hospitais existentes em Portugal Continental, trabalham 49 nutricionistas, divididos por 26 hospitais.

Segundo os dados divulgados, não existem nutricionistas nos hospitais dos distritos de Castelo Branco, Évora, Faro e Portalegre. Nos restantes distritos, há hospitais que têm e outros que não têm nutricionistas. Apenas o distrito de Bragança tem três hospitais, todos eles com um nutricionista.

De acordo com um estudo apresentado recentemente, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a desnutrição hospitalar aumenta em 20% os custos do internamento, sendo ainda responsável por um acréscimo de 200 a 1300 euros por internamento.

Para a APN, «se fosse feito um rastreio em massa de alterações do estado nutricional a todos os doentes hospitalares, a desnutrição seria precocemente tratada. Esta falta de pro-actividade, reflecte o escasso interesse que hoje em dia ainda é dado às estratégias preventivas». A associação refere ainda que «caso existissem mais nutricionistas nos hospitais e nos cuidados de saúde primários, situações limite como a desnutrição hospitalar seriam evitadas, porque os doentes beneficiariam de uma intervenção precoce».

sexta-feira, 7 de março de 2008

Publicidade perigosa

A Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, dedicando-se à propaganda comercial. Um dos principais meios de comunicação, onde são empregues os maiores investimentos por parte das empresas de forma a serem divulgados os seus produtos, é a televisão.
Cerca de 50% da publicidade feita na televisão, são produtos alimentares, que cada vez mais através de técnicas de marketing, tentam convencer os telespectadores a consumi-los, o que por vezes pode ser preocupante, especialmente quando um dos grupos alvo são as crianças, grupo este bastante vulnerável e influenciável.
A publicidade feita aos produtos alimentares, como por exemplo fast food, snacks, aperitivos entre outros, é bastante apelativa, utilizando embalagens chamativas, brindes que cativam a atenção das crianças, realçando vários ingredientes que fazem parte da constituição do alimento e que são benéficos para a saúde e não referindo outros, que por vezes são os mais abundantes e que fazem destes produtos, alimentos com pouco valor nutricional.
A promoção deste tipo de alimentos é bastante perigosa, pois atraem as crianças a consumi-los, o que em quantidades excessivas é bastante prejudicial à saúde.

Segue-se um vídeo que apesar de ter outros objectivos, demonstra uma situação muito usual hoje em dia…

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Kéfir: um produto por uns desconhecidos e por outros adorado





Kéfir é um alimento com origem no cáucaso, constituído por vitaminas, minerais e proteínas. Este é caracterizado por diversas propriedades benéficas para o nosso organismo, tendo como principal função restabelecer a flora intestinal normal.
A história de kéfir começa no cáucaso onde foi descoberto, está descrito que os habitantes desta localidade tinham um consumo diário deste alimento, tendo uma vida longa sem qualquer tipo de patologias.
Kéfir é um alimento de leite fermentado à temperatura ambiente, onde os grãos são colocados em leite entre 12 a 24 horas. Quanto mais tempo estiver, maior será a sua consistência. Este produto é semelhante ao iogurte mas contém mais leveduras e lactobaccilus, estes microrganismos presentes no kefir combatem particularmente a Escherichia coli, temida bactéria responsável por várias infecções.
O seu efeito pró-biótico é notável, pensa-se que também tem efeitos anticarcinogénicos apesar deste facto só se ter verificado em ratos. Para além disso é também recomendado para pessoas com diabetes, tensão arterial e colesterol.
O kéfir pode ser produzido através de leite de vaca, cabra ou até mesmo de ovelha.