Dos 87 hospitais existentes em Portugal Continental, apenas 27 têm nutricionista. O alerta é da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que pretende alertar para a escassez de profissionais qualificados no que respeita à nutrição hospitalar. No total dos 87 hospitais existentes em Portugal Continental, trabalham 49 nutricionistas, divididos por 26 hospitais.
Segundo os dados divulgados, não existem nutricionistas nos hospitais dos distritos de Castelo Branco, Évora, Faro e Portalegre. Nos restantes distritos, há hospitais que têm e outros que não têm nutricionistas. Apenas o distrito de Bragança tem três hospitais, todos eles com um nutricionista.
De acordo com um estudo apresentado recentemente, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a desnutrição hospitalar aumenta em 20% os custos do internamento, sendo ainda responsável por um acréscimo de 200 a 1300 euros por internamento.
Para a APN, «se fosse feito um rastreio em massa de alterações do estado nutricional a todos os doentes hospitalares, a desnutrição seria precocemente tratada. Esta falta de pro-actividade, reflecte o escasso interesse que hoje em dia ainda é dado às estratégias preventivas». A associação refere ainda que «caso existissem mais nutricionistas nos hospitais e nos cuidados de saúde primários, situações limite como a desnutrição hospitalar seriam evitadas, porque os doentes beneficiariam de uma intervenção precoce».
Sem comentários:
Enviar um comentário