sexta-feira, 7 de março de 2008

Publicidade perigosa

A Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, dedicando-se à propaganda comercial. Um dos principais meios de comunicação, onde são empregues os maiores investimentos por parte das empresas de forma a serem divulgados os seus produtos, é a televisão.
Cerca de 50% da publicidade feita na televisão, são produtos alimentares, que cada vez mais através de técnicas de marketing, tentam convencer os telespectadores a consumi-los, o que por vezes pode ser preocupante, especialmente quando um dos grupos alvo são as crianças, grupo este bastante vulnerável e influenciável.
A publicidade feita aos produtos alimentares, como por exemplo fast food, snacks, aperitivos entre outros, é bastante apelativa, utilizando embalagens chamativas, brindes que cativam a atenção das crianças, realçando vários ingredientes que fazem parte da constituição do alimento e que são benéficos para a saúde e não referindo outros, que por vezes são os mais abundantes e que fazem destes produtos, alimentos com pouco valor nutricional.
A promoção deste tipo de alimentos é bastante perigosa, pois atraem as crianças a consumi-los, o que em quantidades excessivas é bastante prejudicial à saúde.

Segue-se um vídeo que apesar de ter outros objectivos, demonstra uma situação muito usual hoje em dia…

Sem comentários: