quarta-feira, 30 de abril de 2008
Dietas
terça-feira, 29 de abril de 2008
Monodietas

- Apesar de apresentarem resultados, as monodietas não devem ser cumpridas durante um longo prazo de tempo, pois não cumprem os parâmetros básicos de uma alimentação saudável.
Outro tipo de dietas
A dieta do Dr. Atkins ganhou muita popularidade e causou muita polêmica no final dos anos 90. A teoria proposta pelo Dr. Atkins é que, a principal fonte de energia para o corpo são os hidratos de carbono. Através da redução da sua ingestão, o nosso organismo necessita de substituir a sua fonte de energia, neste caso por gorduras,o processo pelo qual as gorduras são queimadas é conhecido por cetose.Esta dieta consiste em ingerir fundamentalmente proteínas gorduras provenientes da carne, enchidos e queijos, permitindo perder até 4kg num mês. Contudo esta contém as suas desvantagens como o aumento de colesterol, aumento do risco de acidentes vasculares e de hipertensão arterial.
· Os ovo-lacto vegetarianos não consomem carne vermelha, peixe nem aves, mas consomem ovos, leite e produtos lácteos (tais como o queijo e o iogurte), para além dos alimentos de origem vegetal.
· Os lacto-vegetarianos consomem leite e produtos lácteos para além dos alimentos de origem vegetal. Suprimem os ovos, bem como a carne, o peixe e as aves.
· Os veganos eliminam todo o tipo de alimento proveniente de animais, incluindo carne, aves, peixe, leite, ovos e queijo. Apenas consomem alimentos de origem vegetal.
No entanto esta dieta não é aconselhada a crianças e adolescentes pois é deficiente em ferro, cálcio vitamina B12
Uma Dieta aconselhada
Caracteriza-se pelo consumo elevado de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas, minerais e numerosos antioxidantes protectores da saúde do coração, e pelo baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada e de grande valor calórico.
Neste tipo de alimentação predominam: os cereais e derivados, incluindo o pão e as massas; legumes; hortaliças; leguminosas; frutos; arroz; batata e o consumo moderado de ovos, peixe e carne de criação (aves, coelho). A principal gordura utilizada é o azeite seja para temperar em cru, nas sopas ou noutras formas de cozinhar e o número de refeições diárias ronda as cinco. Esta dieta, pode fazer com que o indivíduo que a adopte consiga emagrecer até 4 kg por mês.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Portugueses com excesso de peso bebem mais vezes álcool

Suplementos Vitamínicos podem afectar a expectativa de vida

Milhões de pessoas em todo o mundo utilizam suplementos antioxidantes como as vitaminas A, E e beta-caroteno. Agora, investigadores sugerem que este uso indiscriminado pode aumentar, e não diminuir como se pensava, o risco de morte prematura.
Aliás, o efeito positivo proporcionado pelo uso dos mesmos sempre foi controverso. Uma equipa de investigadores da Universidade de Copenhaga reviu mais de 815 ensaios clínicos e seleccionaram os 68 cujos métodos foram mais adequados para demonstrar os benefícios dos suplementos. A revisão sugeriu que o uso não aumentou a expectativa de vida. Enquanto a vitamina C parece não acfetar, a vitamina A aumentou o risco de morte prematura em 16%, o beta-caroteno em 7% e a vitamina E em 4%. Os antioxidantes proporcionam radicais livres. Uma vez que os radicais livres actuam como defesas naturais do nosso organismo, a neutralização dos mesmos pode deixar o organismo mais susceptível a infecções. O combate aos radicais livres é a principal causa de risco para a saúde.
Contudo, «Não conseguimos provar cientificamente que o uso de suplementos reduz o risco de morte prematura em pessoas saudáveis ou em pacientes com diversas doenças», afirmou Goran Bjelakovic, coordenador do estudo.
Os investigadores sugerem então que o ideal é seguir uma dieta balanceada que forneça ao corpo os nutrientes necessários ao fabrico de substâncias que o protegerão contra doenças. Os suplementos podem ser tomados em algumas circunstâncias, como na gravidez ou em casos de malnutrição.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Sumos de fruta natural
As Pessoas que beberam sumo de fruta ou de outros vegetais, pelo menos três vezes por semana ficaram com menos 76% de probabilidade de no futuro contraírem Alzheimer, do que aqueles que apenas bebiam uma vez por semana.
Esta experiência veio reforçar a teoria de que substâncias antioxidantes presentes nas frutas e vegetais, designados polifenóis, evitam a acumulação, no cérebro, de proteínas relacionadas com o aparecimento de Alzheimer, nomeadamente proteínas beta-amilóides.
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Uma Descoberta Científica

Chocolate: Mitos e Verdades
Os nutricionistas são unânimes ao destacar as propriedades nutritivas do chocolate, mas sempre com a ressalva de que o excesso pode pôr fim à mais rígida dieta alimentar, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e de outros males provocados pela obesidade.

Mitos e verdades sobre o chocolate:
Chocolate provoca acne
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação directa do chocolate com a acne, contudo devido ao seu elevado índice glicémico pode estar relacionado.
Chocolate é energético
Verdade. Composto em grande parte por açúcar e gorduras, o chocolate tem alta densidade energética.
Chocolate supre "carência emocional"
Verdade. Muitas vezes, a procura de chocolate retrata uma deficiência de magnésio, mineral que participa da produção dos neurotransmissores que regulam o humor, a alegria e a satisfação.

