Um suplemento alimentar à base de um cogumelo revela "grande eficácia" no combate ao cancro do colo do útero, revelou hoje um especialista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, que participou num estudo com 43 doentes.
José Silva Couto disse à agência Lusa que o tratamento com "Coriolus Versicolor", durante um ano, a um grupo de mulheres acompanhadas no IPO de Coimbra, "revelou grande eficácia".
Foi "muito positivo" o impacto terapêutico do "Coriolus Versicolor", afirmou o responsável pelo estudo, realçando a eficácia do uso de comprimidos à base deste cogumelo, cujo "efeito imunomodulador" é conhecido em várias culturas antigas da Ásia.
"A biomassa do ‘Coriolus Versicolor` é um imunomodulador não específico e, como tal, usada como coadjuvante nutritivo para equilíbrio do sistema imunitário em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia".
Os investigadores concluíram que tal suplementação, além do "impacto positivo" na regressão das lesões de baixo grau, pode ajudar também as doentes sujeitas a tratamento por lesões de alto grau (HSIL), quando "o HPV de alto risco persiste após a cirurgia".